EAE-1301: TEORIA DOS JOGOS

Pedro Forquesato
Departamento de Economia
Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária
Universidade de São Paulo

2024/2

Objetivo Geral

Teoria dos jogos é um ramo do conhecimento focado em modelar matematicamente interações estratégicas entre jogadores racionais. O objetivo do curso é que o aluno saia conhecendo os principais jogos debatidos na teoria, além de ter um bom entendimento dos conceitos de solução existentes e como computá-los.

Objetivos de Aprendizagem

  1. Reconhecer os principais jogos e teoremas da teoria dos jogos, sabendo os seus resultados e a razão de sua importância.
  2. Modelar situações de interações estratégicas entre agentes na forma de um jogo, escrevendo modelos formalizados que nos informem sobre a situação de interesse.
  3. Aplicar os resultados e algoritmos de solução na teoria dos jogos, resolvendo jogos de todos os principais tipos.
  4. Avaliar a aplicabilidade de diferentes modelos da teoria dos jogos, julgando a sua condizência (positiva ou normativa) com o comportamento humano no mundo real.

Avaliação de Aprendizagem

  1. Duas provas:, a primeira cobrindo as partes 1 e 2 do curso; a segunda cobrindo o curso inteiro (40% e 60% da nota, respectivamente).
  2. Oito workshops de resolução em sala de exercícios. Para cada workshop com participação satisfatória, é adicionado (crédito extra) 0,25 na média (2 pontos no total).

Caso o aluno participe satisfatoriamente de todos os workshops, a sua média pode ser escolhida por ele mesmo por meio de uma autoavaliação (dado, evidentemente, a concordância do docente), não sendo então necessária a realização das provas.

  1. Autoavaliação: caso o aluno escolha (e possa escolher) esse método de avaliação, deve entregar um “portfolio” no fim do semestre de 1-3 páginas descrevendo o seu progresso, realizações e fazendo uma autoavaliação culminando na sua nota para o curso. Essa nota de autoavaliação será baseada em: (i) quantidade e dificuldade dos exercícios resolvidos nos workshops; (ii) participação em aula e nos workshops (por exemplo, ajudando os colegas); (iii) autoavaliação de seu progresso, conhecimento e dedicação na disciplina e em teoria dos jogos em geral.

Todas as médias serão arredondadas para cima (em relação à nota final no Moodle) a uma casa decimal (e apenas isso). Caso seja necessário para algum aluno, haverá uma prova de reavaliação, sendo a média final a média da primeira e segunda avaliações.

Qualidade de Vida

Se você estiver passando por dificuldades: 1. se isso atrapalhar de alguma forma a sua capacidade de cursar a disciplina, fale comigo antes do fim do curso e acertaremos algo; 2. contate os serviços de apoio da USP:

  1. Programa ECOS: Serviço de Escuta em Saúde Mental
  2. USP Contra o Assédio

Docente

Meu nome é Pedro Forquesato, sou professor doutor do Departamento de Economia da FEA/USP e pesquisador do LabPub. Mais informações sobre mim podem ser encontradas no meu site. Minha área de atuação é em microeconomia aplicada, com foco de pesquisa em economia do setor público. Em 2024, leciono Economia do Setor Público na graduação, Estatística e Econometria I na pós-graduação, além de Teoria dos Jogos (este curso).

Contato

Para questões específicas e individuais me mandem um e-mail. Se quiserem conversar pessoalmente, podem marcar um horário de atendimento no link disponível no Moodle. A minha sala é a 217 no FEA-2.

Por favor, sempre mandem e-mails claramente identificados, legíveis, educados e relativamente curtos. (Se o e-mail que vocês está escrevendo tem mais de 2 parágrafos, talvez valha a pena conversarmos pessoalmente.)

Monitoria

O monitor da matéria será o Dimitri Maturano. O funcionamento das monitorias será explicado em aula.

Políticas e regulamentos

Aulas. As aulas são terças-feiras das 19h30 às 21h10 e quintas-feiras das 21h20 às 23h00 (turma 2024221) na sala G-02 do FEA 1.

Comunicação. Toda a comunicação oficial por minha parte do curso será feita pelo Moodle, incluindo listas, notas, presenças, trabalhos e avisos. O curso assume que o aluno acessa frequentemente a plataforma e checa diariamente os e-mails recebidos.

Faltas. Pelo regulamento da USP, participação em 70% das aulas é obrigatória para aprovação na disciplina. Faltas serão desconsideradas apenas com atestado médico emitido pelo HU/USP (Portaria GR 3740/2007), com permissão especial para eventual Covid.

O aluno pode faltar no máximo uma das duas provas (independentemente de atestado) e substituir a nota pela reaval, sem precisar de justificativa. (Naturalmente, a reaval cobre toda a matéria do curso.)

Ética. Todas as provas são individuais e sem consulta. “Cola” em alguma das provas resultará em reprovação sumária no curso. Listas podem ser feitas em conjunto e/ou com auxílio do monitor, mas devem ser escritas individualmente. Listas copiadas implicarão renúncia de todas as atividades opcionais do curso.

Note que essas punições ocorrerão sem prejuízo de eventual instauração de processo administrativo de acordo com o Código de Ética da USP.

Revisões. Junto com a correção das provas, enviarei gabaritos delas. Pedidos de revisão devem vir acompanhados de explicação precisa e especifica de onde a correção não seria coerente com o gabarito entregue e por que razão. Listas e ensaios não terão revisões de correção. Não há pedidos de revisão de média. [Artigo 81, §§1-2 do RG/USP]

Reavaliação. Alunos que tiverem mais de 70% de presença e nota entre 3 e 5 (Portaria CoG 3583/1989) podem fazer uma segunda avaliação (prova reaval), tendo assim a sua média final na disciplina como a média aritmética simples da média do curso e da nota da reaval.

Outros. Qualquer conflito com o docente que vocês não consigam (ou não queiram) resolver pessoalmente, recomendo que entrem em contato com a Ouvidoria da FEA.

Conteúdo programático, cronograma e bibliografia do curso

O curso está dividido em três partes. Cada parte consiste em uma série de aulas teóricas explicando a matéria e como se dá a solução dessa classe de jogos, seguidas por semanas de workshops onde os conceitos são aplicados na resolução de uma lista de jogos.

Todas as datas abaixos são estimativas e sujeitas a alteração dependendo do andamento do semestre.

Parte 1: Jogos estáticos de informação completa

3 semanas de aulas [06/08 a 22/08]. [Slides]

  1. Workshop 1: Soluções baseadas (apenas) na racionalidade [Semana do dia 27/08].
    Bibliografia: Tadelis, caps. 3 e 4. [Lista 1]

[Semana da pátria]

  1. Workshop 2: Equilíbrio de Nash (em estratégias puras e mistas) [Semana do dia 10/09].
    Bibliografia: Tadelis, caps. 5 e 6. [Lista 2]
  2. Workshop 3: Jogos estritamente competitivos (aka jogos de soma-zero) [Semana do dia 17/08].
    Bibliografia: Osborne, capítulo 11. [Lista 3]

Parte 2: Jogos dinâmicos de informação completa

2 semanas de aulas [24/09 a 03/10]. [Slides]

  1. Workshop 4: Jogos dinâmicos de informação perfeita [Semana do dia 08/10].
    Bibliografia: Tadelis, caps. 7, 8 e 11. [Lista 4]

Prova de meio-termo: 15/10 (workshops 1 a 4).

  1. Workshop 5: Jogos dinâmicos de informação imperfeita [Semana do dia 22/10].
    Bibliografia: Osborne, cap. 7. [Lista 5]
  2. Workshop 6: Jogos multi-estágios e repetidos [Semana do dia 29/10].
    Bibliografia: Tadelis, caps. 9 e 10. [Lista 6]

Parte 3: Jogos de informação incompleta

2 semanas de aulas [05/11 a 14/11]. [Slides]

  1. Workshop 7: Jogos de informação incompleta [Semana do dia 19/11].
    Bibliografia: Tadelis, cap. 12. [Lista 7]
  2. Workshop 8: Refinamentos de equilíbrio [Semana do dia 26/11].
    Bibliografia: Tadelis, caps. 15 e 16. [Lista 8]

Prova final: 03/12 (toda a matéria).

Reavaliação: 12/12.

Referências

Os livros que vamos seguir de perto no curso são:

Tadelis, S. (2013). Game theory: an introduction. Princeton university press.
Osborne, M. J. (2004). An introduction to game theory. New York: Oxford university press.

Mas teoria dos jogos é teoria dos jogos. Qualquer outro livro vai cobrir mais ou menos o mesmo material (mas às vezes com ênfase ou grau de formalização diferente). Alguns outros livros recomendados (em ordem de mais “fácil” para mais “difícil”) são:

Gibbons, R. (1992). Game theory for applied economists. Princeton University Press.
Binmore, K. (2007). Playing for real: a text on game theory. Oxford university press.
Perea, A. (2012). Epistemic game theory: reasoning and choice. Cambridge University Press.
Osborne, M. J., & Rubinstein, A. (1994). A course in game theory. MIT press. (*)
Maschler, M., Zamir, S., & Solan, E. (2020). Game theory. Cambridge University Press. (*)
Krishna, V. (2009). Auction theory. Academic press. (*)
Fudenberg, D., & Tirole, J. (1991). Game theory. MIT press. (*)

Livros com (*) são livros de pós-graduação. (Mas não precisamos ter medo de livros de pós-graduação!)

Caso o aluno queira complementar a leitura dos capítulos e a aula com vídeos completamente opcionais, recomendo o curso do Matthew Jackson e outros professores em https://www.game-theory-class.org/ (os vídeos podem ser acessados diretamente por https://www.youtube.com/@gametheoryonline).