Introdução
Teoria dos jogos é o ramo da matemática aplicada focado em modelar interações estratégicas entre jogadores racionais. O estudo desses modelos nos ajuda a pensar logicamente e desenvolver melhores estratégias de ação, além de esclarecer vários conceitos abstratos que são importantes na economia e em outras ciências humanas e sociais, como crenças e conhecimento, estratégias, reputação, credibilidade, incentivos e punição, cooperação, poder de barganha, entre outros.
O objetivo é que o aluno termine o curso conhecendo os principais jogos debatidos na teoria dos jogos e qual a sua importância, além de ter um bom entendimento dos conceitos de solução existentes e como computá-los.
Objetivos de Aprendizagem
- Reconhecer os principais jogos e teoremas da teoria dos jogos, sabendo os seus resultados e a razão de sua importância.
- Aplicar os teoremas e algoritmos de solução da teoria dos jogos, resolvendo jogos de todos os principais tipos.
- Avaliar a aplicabilidade de diferentes modelos da teoria dos jogos, julgando a sua condizência (positiva ou normativa) com o comportamento humano no mundo real.
- Modelar situações de interações estratégicas entre agentes na forma de um jogo, criando modelos formalizados que nos informem sobre uma situação de interesse.
Avaliação de Aprendizagem
- Duas provas: 50% da nota cada. (Objetivos de aprendizagem 1 e 2.)
- Seis workshops (doze aulas) de resolução em sala de exercícios. Para cada workshop com participação satisfatória, é adicionado (crédito extra) 0,3 na média, ou 0,15 de crédito parcial (1,8 pontos no máximo). (Objetivos de aprendizagem 1 a 4.)
Todas as médias serão arredondadas para cima (em relação à nota final no Moodle) a uma casa decimal (e apenas isso). Caso seja necessário para algum aluno, haverá uma prova de reavaliação, sendo a média final a média da primeira e segunda avaliações.
Qualidade de Vida
Se você estiver passando por dificuldades: (i) se isso atrapalhar de alguma forma a sua capacidade de cursar a disciplina, fale comigo antes do fim do curso e acertaremos algo; (ii) contate os serviços de apoio da USP:
Docente
Meu nome é Pedro Forquesato, sou professor associado do Departamento de Economia da FEA/USP e pesquisador do LabPub. Mais informações sobre mim podem ser encontradas no meu site. Minha área de atuação é em microeconomia aplicada, com ênfase em economia do setor público. Em 2025, leciono Princípios de Micro e Economia do Setor Público, além de Teoria dos Jogos (este curso), todos na graduação.
Contato
Para questões específicas e individuais me mandem um e-mail. Se quiserem conversar pessoalmente, podem marcar um horário de atendimento no link disponível no Moodle. A minha sala é a 217 no FEA-2.
Por favor, sempre mandem e-mails claramente identificados, legíveis, educados e relativamente curtos. (Se o e-mail que vocês está escrevendo tem mais de 2 parágrafos, talvez valha a pena conversarmos pessoalmente.)
Monitoria
O monitor do curso será o Fernando Picchetti. Ele nos auxiliará nos workshops, e vocês também podem enviá-lo dúvidas sobre a matéria.
Políticas e regulamentos
Aulas. As aulas são segundas-feiras das 21h20 às 23h00 e quintas-feiras das 19h30 às 21h10 (turma 2025221) na sala E7 do FEA 1.
Comunicação. Toda a comunicação oficial por minha parte do curso será feita pelo Moodle, incluindo notas, presenças e avisos. O curso assume que o aluno acessa frequentemente a plataforma e checa diariamente os e-mails recebidos.
Faltas. Pelo regulamento da USP, participação em 70% das aulas é obrigatória para aprovação na disciplina. Faltas serão desconsideradas apenas com atestado médico emitido pelo HU/USP (Portaria GR 3740/2007), com permissão especial para eventual Covid.
O aluno pode faltar no máximo uma das duas provas (independentemente de atestado) e substituir a nota pela reaval, sem precisar de justificativa. (Naturalmente, a reaval cobre toda a matéria do curso.)
Ética. Todas as provas são individuais e sem consulta. “Cola” em alguma das provas resultará em reprovação sumária no curso. Listas (workshops) são realizadas em conjunto e com auxílio do docente e monitor, mas devem ser escritas individualmente e em sala. Listas copiadas implicarão renúncia de todas as atividades de crédito-extra do curso.
Note que essas punições ocorrerão sem prejuízo de eventual instauração de processo administrativo de acordo com o Código de Ética da USP.
Revisões. Junto com a correção das provas, enviarei gabaritos delas. Pedidos de revisão (Artigo 81, §§1-2 do RG/USP) devem vir acompanhados de explicação precisa e especifica de onde a correção não seria coerente com o gabarito entregue e por que razão. Não há pedidos de revisão de média.
Reavaliação. Alunos que tiverem mais de 70% de presença e nota entre 3 e 5 (Portaria CoG 3583/1989) podem fazer uma segunda avaliação (prova reaval), tendo assim a sua média final na disciplina como a média aritmética simples da média do curso e da nota da reaval.
Outros. Qualquer conflito com o docente que vocês não consigam (ou não queiram) resolver pessoalmente, recomendo que entrem em contato com a Ouvidoria da FEA.
Conteúdo programático, cronograma e bibliografia do curso
O curso está dividido em três partes. Cada parte consiste em três semanas de aulas teóricas explicando a matéria e como se dá a solução dessa classe de jogos, seguidas por duas semanas de workshops onde os conceitos são aplicados na resolução de uma lista de jogos.
Todas as datas abaixo são estimativas e sujeitas a alteração dependendo do andamento do semestre.
Parte 1: Jogos estáticos de informação completa
3 semanas de aulas [04/08, 06/08, 11/08, 13/08, 18/08 e 20/08]. [Slides]
Bibliografia: Tadelis, caps. 3, 4, 5 e 6. Osborne,
cap. 11.
Parte 2: Jogos dinâmicos de informação completa
3 semanas de aulas [15/09, 17/09, 22/09, 24/09, 29/09 e 01/10]. [Slides]
Bibliografia: Tadelis, caps. 7, 8, 9, 10 e 11.
- Workshop 3: Jogos dinâmicos de informação perfeita [06/10 e 08/10]. [Lista 3]
Prova de meio-termo: 13/10.
- Workshop 4: Jogos dinâmicos de informação imperfeita [20/10 e 22/10]. [Lista 4]
Parte 3: Jogos de informação incompleta
3 semanas de aulas [29/10, 03/11, 05/11, 10/11, 12/11]. [Slides]
Bibliografia: Tadelis, cap. 12, 15, 16, 17 e
18.
- Workshop 5: Jogos bayesianos [17/11 e 19/11]. [Lista 5]
- Workshop 6: Refinamentos de equilíbrio [24/11 e 26/11]. [Lista 6]
Prova final: 03/12.
Reavaliação: Jan/2026.
Referências
Os livros que vamos seguir de perto no curso são:
Tadelis, S. (2013). Game theory: an introduction. Princeton
university press.
Osborne, M. J. (2004). An introduction to game
theory. New York: Oxford university press.
Mas teoria dos jogos é teoria dos jogos. Qualquer outro livro vai cobrir mais ou menos o mesmo material (mas às vezes com ênfase ou grau de formalização diferente). Alguns outros livros recomendados (em ordem de mais “fácil” para mais “difícil”) são:
Gibbons, R. (1992). Game theory for applied economists. Princeton
University Press.
Binmore, K. (2007). Playing for real: a text on
game theory. Oxford university press.
Perea, A. (2012). Epistemic
game theory: reasoning and choice. Cambridge University Press.
Osborne, M. J., & Rubinstein, A. (1994). A course in game theory.
MIT press. (*)
Maschler, M., Zamir, S., & Solan, E. (2020).
Game theory. Cambridge University Press. (*)
Krishna, V. (2009).
Auction theory. Academic press. (*)
Fudenberg, D., & Tirole, J.
(1991). Game theory. MIT press. (*)
Livros com (*) são livros de pós-graduação. (Mas não precisamos ter medo de livros de pós-graduação!)
Caso o aluno queira complementar a leitura dos capítulos e a aula com vídeos completamente opcionais, recomendo o curso do Matthew Jackson e outros professores (os vídeos podem ser acessados diretamente aqui).
Outros vídeos do YouTube sugeridos por alunos no passado são os cursos do Professor William Spaniel e do Professor Selcuk Ozyurt.